Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre a manifestação golpista

As manifestações golpistas realizadas ontem, domingo, dia 13/3, refletem a mobilização da pequena-burguesia e da classe média envenenada pela mídia golpista, discípula de Goebells (ministro da propaganda de Hitler).

De certo modo, as mobilizações golpistas, apesar da mídia 24 horas (“Nunca desliga”, conforme o bordão da Globo News), não avançou de forma significativa, tendo em vista as mobilizações de março do ano passado.

Inclusive deve ser destacado o acerto dos companheiros do Rio Grande do Sul, Brasília, Ceará e de algumas cidades de Minas Gerais que promoveram atos e as mais diversas atividades, como, por exemplo, a bela carreata de Fortaleza. Além disso, os camaradas de São Bernardo do Campo fizeram um ato em frente ao apartamento de Lula.  

O exemplo desses companheiros demonstra o acerto da Tendência Marxista-Leninista, do Coletivo Socialista Livre e do PCO que defenderam que disputássemos as ruas com os coxinhas no dia 13/3. 

Em Plenária do PCO, no sábado, dia 5/3 ( na qual participou um representante da Frente Resistência), Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, com bastante propriedade assinalou que as ruas devem ser monopólio do povo oprimido, dos operários, da massa de trabalhadores, dos camponeses, da juventude e dos estudantes, e não da burguesia e da direita.

Por outro lado, é preciso tomar cuidado com armadilhas, como a de Renan Calheiros, presidente do Senado, que disse que hoje impulsionaria uma comissão no Senado para discutir a questão do semiparlamentarismo, com desculpa de preocupação com a governabilidade. É uma armadilha para disfarçar o golpe, o que já aconteceu no Brasil.

A experiência de golpe no Brasil é rica. Em 1954, deu errado com Getúlio Vargas. Mas os golpistas não desistiram, forçaram a renúncia de Jânio em 1961. Depois, para que João Goulart não assumisse, inventaram a Emenda parlamentarista (a ideia é retirar o poder do presidente da República), com Tancredo Neves como primeiro ministro (olha o vovô aí!). De golpe essa família entende! 

Depois, em 1964, houve o golpe militar, seguido do AI-5, em 1968, considerado o golpe dentro do golpe. É mole ou quer mais!

Assim, serenamente não podemos esmorecer. Temos de recarregar as baterias e ganhar a próxima batalha para vencer a guerra contra os golpistas.   

A Frente Brasil Popular antigolpista, liderada pelo PT, PCdoB, PCO, CUT, CTB, MST, MTST, UNE, UBES deve fazer uma ampla agitação para mobilizar a classe operária, os camponeses, a juventude, estudantes e os movimentos populares e sociais, como já fizemos no final do ano passado.

- Todos às ruas no dia 18/3!

- Não ao golpe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante