Pular para o conteúdo principal

Mobilizar a militância: vêm aí os Encontros Setoriais do PT de 2016

Os Encontros Setoriais do PT de 2016 serão realizados a partir de abril, sendo que a organização dos mesmos irá começar brevemente.

Serão vários encontros estaduais e nacional, relativos aos Setoriais, como de Saúde, Combate ao Racismo, Juventude e Mulheres, etc.

Tendo em vista a crise vivida pelo Partido dos Trabalhadores, neste período, em razão da política de colaboração de classes da direção majoritária, a CNB (Construindo um Novo Brasil), é fundamental que os militantes classistas e da base do partido se levantem contra essa política em todas as instâncias e em todos os organismos e fóruns partidários, como agora nos Encontros Setoriais.

O Movimento pró-formação de uma Tendência Marxista-Leninista (TML) saúda a realização dos Encontros Setoriais do PT de 2016, transcrevendo o trecho abaixo, do Programa de Transição da IV Internacional, elaborado por Leon Trotsky, sobre a juventude e as mulheres, bem como renovamos a publicação de um artigo do companheiro David Zamory, da Juventude do PT, ex-dirigente do Diretório Municipal do PT de São Bernardo do Campo, hoje estudante de filosofia em Santa Catarina, “Qual é o  papel da Juventude do PT na atual conjuntura?”, pela relevância das questões colocadas e em razão de ter mantido a sua atualidade:

“A renovação do movimento faz-se pela juventude, livre de toda responsabilidade pelo passado. A Quarta Internacional dá uma excepcional atenção à jovem geração do proletariado. Toda sua política se esforça em inspirar à juventude para que confie em suas próprias forças e em seu futuro. Apenas o revigorante entusiasmo e o espírito ofensivo da juventude podem assegurar os primeiros sucessos na luta; apenas esses sucessos podem fazer voltar ao caminho da revolução os melhores elementos da velha geração. Sempre foi assim. Continuará sendo assim.

As organizações oportunistas, por sua própria natureza, concentram sua atenção principalmente nas camadas superiores da classe operária e, consequentemente, ignoram igualmente a juventude e as mulheres trabalhadoras. Entretanto, a época de declínio capitalista atinge cada vez mais duramente a mulher, tanto a assalariada quanto a dona- de-casa. As secções da Quarta Internacional devem procurar apoio nas camadas mais exploradas da classe operária e, consequentemente, entre as mulheres trabalhadoras. Encontrarão aí inesgotáveis fontes de devotamento, abnegação e espírito de sacrifício.

Abaixo a burocracia e o carreirismo!

UM LUGAR À JUVENTUDE E ÀS MULHERES TRABALHADORAS!
Estas são palavras de ordem inscritas com destaque na bandeira da Quarta Internacional.”



*Por David Zamory
Qual é o papel da Juventude do PT na atual conjuntura?

No próximo dia 20 de novembro começa o terceiro Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Os filiados e filiadas jovens do Partido dos Trabalhadores, a chamada Juventude do PT(JPT), é um típico exemplo do dito popular “o todo maior do que a soma de suas partes”, isso porque enquanto as diversas correntes que compõe o PT disputam com outras forças politicas a hegemonia do movimento estudantil, o PT, enquanto partido de massas que é, sempre atraiu muito mais jovens do que a população universitária do país que na verdade ainda é muito pequena se comparada ao total de jovens brasileiros.

Durante muito tempo, estando ou não dentro da universidade, participando ou não do movimento estudantil, filiar-se ao PT tão logo completasse seus 18 anos, era sinônimo de ser politizado, andar com a camiseta do PT, bótons, adesivos, bandanas, fazer com a mão o L de Lula, tirar o titulo de eleitor aos 16 anos pra poder votar no PT, tudo isso era o simbolismo de que você acreditava na mudança e mais do que isso, de alguma forma queria fazer parte dessa mudança. A própria fundação do PT representou uma mudança de geração dentro da esquerda brasileira, só para citar um exemplo, Lula tinha apenas 30 anos quando se tornou presidente do Sindicato dos Metalurgicos do ABC e 35 anos quando o partido foi fundado.( Os coletivos de juventude dentro da Central Unica dos Trabalhadores, hoje são formados por trabalhadores na faixa etária entre 16 e 35 anos.)  

É bem verdade que, em um partido que ao longo dos anos foi se transformado, de um partido orgânico da classe trabalhadora, em uma maquina eleitoral, muitos desses jovens que não estavam interessados em carreiras politicas sentiram-se cada vez mais sem ter o que fazer no partido, mas o petismo sempre foi maior que o PT então, permanecer filiado ao menos parecia ser uma forma de ajudar. Para tentar organizar essa massa de jovens e transforma-la em uma energia de transformação para dentro e para fora do partido surge a Secretaria de Juventude do PT, porém, infelizmente a avaliação que podemos fazer é que de uma maneira geral, esta falhou miseravelmente.

Na prática a secretaria de juventude do PT apenas reproduz em menor nível a burocracia partidária, onde a corrente majoritária( CNB ) se utiliza da estrutura e dos recursos dos cargos parlamentares e  de governos municipais e estaduais que exercem em nome do partido, para produzir maiorias pouco politizadas, que mantém uma cúpula formada em sua maioria por jovens assessores destes mesmos parlamentares. O que é ótimo para esses vereadores e deputados estaduais e federais, já que enquanto seus jovens auxiliares mantém seu desejo de protagonismo contido nessa inócua estrutura partidária, podem manter-se como meros coadjuvantes em seu trabalho nos gabinetes.

Já as correntes que compõe a chamada esquerda petista, apesar de alguns discursos críticos, pouco conseguem fazer além de legitimar essa burocracia principalmente porque quando se sente ameaçada, a corrente majoritária se apressa em distribuir alguns cargos, a velha estratégia de ceder alguns anéis para não perder os dedos, e muitos que compõe essa dita esquerda se apressam em pegar esses cargos, como pombas se estapeando pelo farelo que cai da mesa.

Se podemos dizer que “toda generalização é burra” é preciso destacar que em todo o país existem algumas valorosas exceções, mas o status quo da juventude do PT é essa.

O resultado disso, é que a JPT ao longo de sua existência pouco fez além de ajudar a esmagar os sonhos de mudança dessa juventude que se filiava espontaneamente ao partido e criou um fosso entre o PT e a juventude que desde 2013 vai as ruas em busca daquela mudança que o PT prometia.

Porém, todos nós temos a oportunidade de viver em um momento de virada histórica, no Brasil e no mundo, fruto da crise que se iniciou em 2008 e que vem promovendo os maiores ataques a classe trabalhadora e a juventude em mais de 70 anos, e por consequência, também as maiores lutas. Para estar a altura desse momento histórico, é preciso reconectar a juventude do PT com a juventude que está disposta a lutar em todo o país e que está cansada da velha politica e dos velhos políticos. E não se faz isso defendendo a colaboração de classes da direção do partido e do governo e muito menos, defendendo a burocracia partidária, já que foi exatamente isso que nos levou a essa conjuntura atual que ameaça destruir o partido e reconduzir a direita reacionária de volta ao comando central do governo federal no Brasil. É preciso romper com tudo isso.

No Congresso Nacional da JPT, aqueles realmente dispostos a lutar ao lado da juventude combativa desse país, devem demarcar posição contra a colaboração de classes, defendendo o rompimento da aliança com o PMDB e demais partidos capitalistas, todos aqueles que encamparem essa luta, independente da corrente de que façam parte devem se organizar para romper com a burocracia e isola-la, constituindo um comite nacional de luta da juventude em defesa do PT e de sua carta de princípios. Esse comitê deverá iniciar um amplo processo de mobilização de todos aqueles jovens filiados insatisfeitos com os rumos do partido, para reconquistar o PT para os trabalhadores.

Na atual situação politica, só ha duas possibilidades para a JPT, ou afundar junto com o partido, ou se tornar a força capaz de transformá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante