Pular para o conteúdo principal

Mídia democrática no Brasil é tema de seminário no SJSP

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo sedia evento que debate alternativas para democratizar os meios de comunicação brasileiros

Na noite desta quarta-feira (25), teve início o primeiro dia de atividades do seminário ‘A construção de uma mídia democrática para o Brasil’. Franklin Martins, ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula; o jornalista Paulo Henrique Amorim; e Laurindo Leal Filho,  apresentador da TV Brasil, compuseram a mesa, que foi mediada por José Augusto Camargo, o Guto, diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e secretário-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Organizado pelo SJSP, em parceria com a FENAJ, o evento tem como objetivo discutir a concentração dos meios de comunicação no Brasil; a suspensão da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão; a ‘Lei Roberto Requião’, que trata do direito de resposta; o papel da mídia para contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária; e a importância do fortalecimento da mídia alternativa.

Franklin Martins, abordou, durante sua fala, a importância da lei do direito de resposta, sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, que ele julgou ter havido “avanços relevantes”.

“O primeiro deles é que ela dá prazo à Justiça para responder a demanda. Então, você agir com rapidez e a Justiça ser obrigada a se pronunciar com rapidez é algo importante. Segundo, ela faz uma inovação. Antes, a Vara da Justiça que julgava a ação era a Vara do domicílio da empresa jornalística. Agora, a lei estabelece que a Vara que irá julgar o assunto é a Vara do domicílio do ofendido ou do estado em que o ofendido julgar que teve mais impacto a calúnia e difamação”, explicou.

Franklin afirma que já existe “uma tensão maior do assunto” nos grandes veículos de comunicação. “Longe de configurar censura, isso auxilia o bom Jornalismo e auxilias os jornalistas a entenderem que nós temos que ter mecanismos de controle”, disse.

Sobre a regulação dos meios de comunicação, declarou que “é contra a regulação da mídia”, mas que é “a favor da regulação dos meios eletrônicos de radiodifusão”.

“O que é preciso regulação é a radiodifusão. Porque a radiodifusão é uma concessão pública. A radiodifusão é o único setor no Brasil, onde há concessão pública e que não há regulação”, falou o ex-ministro.

No final de sua intervenção, Franklin falou sobre a mídia alternativa. Em sua opinião, ele afirma que existe muita opinião. E que, apesar delas serem importantes, “é necessário também que se faça reportagens”. “Cobrir o cotidiano como os jornais fazem porque eles ajudam a formar ou deformar a opinião das pessoas”, concluiu.

Laurindo Leal Filho, o Lalo, iniciou sua participação comentando a notícia de que o Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça para cassação das concessões que tenham ligações com parlamentares.

“Talvez esta seja uma das maiores aberrações que existam na democracia brasileira, um grupo de pessoas terem o privilégio de participar de um jogo político controlando meios de comunicação”, analisou.

Lalo seguiu abordando a mídia brasileira e fez um diagnóstico da necessidade da democratização. “Apesar da queda nos números de leitores, não é verdade que as notícias dos grandes veículos de comunicação não repercutem. Eles continuam construindo o simbolismo político existente na sociedade. Criando e cultivando mentalidade e ideias”, disse.

O ex-diretor do SJSP concluiu sua fala abordando a universalização da comunicação pública no Brasil. “Se é difícil o caminho da legislação pelas condições políticas que temos hoje no Brasil, não seria tão difícil, com vontade política, a ação administrativa que permitisse a universalização da comunicação pública através da abertura de espaços públicos de rádio e televisão para que todos os cidadãos tenham acesso. E isso não depende do Congresso nem de articulação política”, explicou.

Paulo Henrique Amorim também abordou a lei do direito de resposta. Ele comentou sobre a reação contrária dos grandes veículos, que classificou como “um grande avanço”. Em seguida, fez uma breve análise da atual conjuntura política, falou sobre os recentes escândalos envolvendo a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), e falou da relação da mídia na cobertura da investigação Lava-Jato e do vazamento seletivo de informações.

No segundo dia de atividade, dia 26, às 18h30, estarão presentes no seminário João Feres, Fábio Comparato, e o senador Roberto Requião. O evento acontece na sede do SJSP. Endereço: Rua Rego Freitas, nº 530 - sobreloja - vila Buarque - SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante