Pular para o conteúdo principal

Aldicarb, o famoso chumbinho, é servido nas torneiras do ABCD Paulista

População mais uma vez é vítima do descaso do governo estadual. Cinco municípios recebem água com veneno

© foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG – Fotos Públicas

Na noite desta quarta-feira (11), o jornal ABCD Maior publicou a matéria ‘Cinco municípios do ABCD recebem água com chumbinho’ (edição online de 11/11/15) denunciando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) devido à presença de agrotóxicos na água do sistema Rio Claro, que abastece parte das cidades como Santo André, Mauá, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na região do ABCD Paulista. 

A água estaria contaminada com Aldicarb, mais conhecido como ‘chumbinho’, segundo denúncias recebidas pela Defensoria Pública de Santo André.

Toda distribuição do sistema Rio Claro, através da Estação de Tratamento de Água Casa Grande, “não atende os padrões de potabilidade da portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde (MS) em relação ao Aldicarb – produto usado como raticida proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2012”, de acordo com informações da empresa TASQA Serviços Analíticos, contratada pela Sabesp para fazer pesquisa nas amostras da água.

O documento aponta ainda a presença de outros agrotóxicos altamente nocivos – carbofurano e parationa metílica –, além urânio (todas dentro do limite de potabilidade previsto pelo MS).

A Sabesp se defende alegando que a água distribuída na região esta dentro dos parâmetros exigidos pela portaria nº 2914/11. No texto, não há informações sobre como teria ocorrido a contaminação.

Mais uma vez o que vemos é o total descaso por parte do governo do estado de São Paulo, administrado pelo governador Geraldo Alckmin, do PSDB. Resta saber agora algumas coisas a respeito deste assunto... Desde quando isso vem ocorrendo? Qual o impacto deste veneno na saúde das pessoas? Qual a origem desta contaminação? O que a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento e abastecimento da rede de água em São Paulo, fez ou esta fazendo para tratar a descontaminação? Qual a responsabilidade da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos neste caso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante