Pular para o conteúdo principal

Contos de trabalho/ Les fables du travail

Ontem foi o lançamento do livro Contos de Trabalho, de 147 páginas, em edição bilíngue (português/francês) do nosso amigo e camarada, o operário e escritor Cauê Borges, na Livraria Leitura, em nossa querida São Bernardo do Campo. A tradução é de Luciano Loprete.  Tal lançamento foi bastante concorrido, contando com a presença de muitos amantes da leitura.

Os Contos de Trabalho refletem de forma artística a situação da classe operária do ABC, infelizmente desconhecida por muitos.

A classe operária do ABC conquistou boas condições materiais, porém não é formada apenas por uma aristocracia operária, embora seja dirigida, em sua maioria ou quase totalidade, por uma burocracia. Ela é muito mais ampla e complexa do que pensam os impressionistas pequeno-burgueses, sectários  e  revisionistas do marxismo que não procuram o caminho das massas e não se interessam pelas lutas que ocorrem nos partidos reformistas.

As condições de trabalho no Grande ABC são como na maioria das indústrias do País. Inclusive, os trabalhadores além de terem o costume de colocar apelidos nos colegas, costumam também colocar apelidos nos setores ou lugares de trabalho, em razão das péssimas condições de trabalho, fazendo alusão às guerras, os chamando, por exemplo, de  Saigon, Vietnã, etc. As indústrias químicas de Diadema são terríveis. Assim como, as indústrias de Mauá, polo petroquímico.

Cauê é a prova do auto nível cultural, artístico e de conscientização, bem como do potencial do operariado do ABC paulista e de toda classe operária brasileira, ao contrário do que pensam os revisionistas e céticos, que defendem a tese preferida das seitas, jogando sempre irresponsavelmente a responsabilidade para as massas, como disse, Juan Pablo Bacherer, da Oposição Trotskista do Partido Obrero Revolucionario da Bolívia: “(...) as massas não conseguiram colocar-se à altura do programa para tomar o poder. É a tese preferida das seitas, incapazes de penetrar nas massas e colocar-se na sua liderança na luta pelo poder.”

A Quarta Internacional, em seu Programa de Transição, desde o final da década de 30, alertava que “Incapazes de se mostrarem acessíveis às massas, estão sempre dispostos a acusá-las de serem incapazes de se elevarem até às ideias revolucionárias.”  e "Permanecem indiferentes à luta que se desenvolve no seio das organizações reformistas como se pudéssemos conquistar as massas sem intervir na sua luta diária ! (...).” (Leon Trotsky, “Programa de Transição”).

A classe operária do ABC também é formada por uma vanguarda, por operários e artistas como Cauê, que defendem o marxismo, pois toda grande arte é revolucionária.

Cauê coloca a sua sensibilidade artística nos Contos de Trabalho, para retratar a sua classe, inspirando-se em Karl Marx, em 1844 (“[...], tão logo inexista coerção física ou outra qualquer, foge-se do trabalho como de uma peste. O trabalho externo, o trabalho no qual o homem se exterioriza, é um trabalho de autossacrifício, de mortificação.”) e  em seu genro, o franco-cubano Paul Lafarque, 1883 (“Introduzam o trabalho de fábrica, e adeus alegria, saúde, liberdade; adeus a tudo o que fez a vida bela e digna de ser vivida.”).

Cauê participou recentemente de uma bienal na Suíça. É artista militante, colocando-se à disposição para palestras, reuniões, encontros, ou seja, está à disposição da luta.

Parabéns, Cauê! Mais sucesso!

O movimento pró-formação de uma Tendência Socialista Operária no Partido dos Trabalhadores, do qual participamos, pretende desenvolver diversas atividades culturais e políticas no segundo semestre, como um debate sobre o Manifesto de André Breton e Leon Trotsky “Por uma arte revolucionária independente”, sobre o livro “Literatura e Revolução” de Leon Trotsky e sobre a obra de Vladimir Maiakovski, “Como fazer versos”.

Contamos com a sua presença e apoio, camarada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante